conecte-se conosco

Galeria

LISTA: 10 Found Footages que valem a pena serem vistos

Publicados

em

Lista Found Footages

[Por Jarmeson de Lima]

Queira ou não queira, o estilo Found Footage já é uma tendência bastante apreciada pelos realizadores de terror. No entanto, este formato “barato” de filmar também sacrifica e muito a qualidade das obras. Consequentemente vemos uma banalização desta estética com um bocado de filme ruim e com produções caras metidas a cult só porque tem uma câmera tremida e imagens de baixa resolução.

Mas como somos bonzinhos, vamos aqui fazer uma lista com 10 filmes neste estilo com diferentes temáticas que valem a pena serem assistidos. Alguns deles, por sinal, já foram comentados por aqui.

É claro que não é uma lista definitiva e vai omitir muita coisa. Mas 10 tá bom, né… No fim das contas, esta relação de filmes também pode servir pra mostrar praquele seu amigo que só viu “Atividade Paranormal” e congêneres que acha que isso é o suprasumo do terror (risos).


10. C’EST ARRIVÉ PRÈS DE CHEZ VOUS (1992)

Man-bites-dog

Bem antes do formato virar modinha e alguns anos antes de aparecer “A Bruxa de Blair“, essa produção belga já causava impacto nos espectadores que achavam que estavam vendo algo “real”. Filmado em preto e branco e com uma imagem suja e às vezes borrada, “C’est arrivé près de chez vous” (Aconteceu perto de sua casa) apresenta o cotidiano de um assassino exibicionista que sai gravando o que faz pela cidade roubando quem quer, invadindo casas, matando gente à esmo e tendo várias ideias erradas. Os cortes são abruptos, a atuação é tipicamente sarcástica e a crueza de edição poderia mesmo enganar os desavisados.


9. UNDOCUMENTED (2011)
Undocumented_movie_image-1

Um recurso comumente usado em produções Found Footage é o de emular documentários ou reportagens, onde por conta do dever, os câmeras precisam registrar até o fim o que está rolando. Em “Undocumented“, uma equipe de filmagem resolve ir até a fronteira dos Estados Unidos com o México para acompanhar a travessia ilegal de imigrantes para o solo norte-americano.

O que eles não imaginavam é que uma gangue de fanáticos yankees resolve capturar a todos e tocar o terror com eles num cativeiro. Como forma de dar um “se ligue” para os próximos aventureiros que ousarem atravessar a fronteira, os torturadores deixam a câmera da equipe propositalmente ligada para mostrar como eles tratam quem não é bem vindo aos United Fucking States. Um verdadeiro exercício de medo com a xenofobia e paranoia que o ser humano tem enfrentado nestas últimas décadas.


8. HEAD CASE (2007)

hcasescr1

Wayne e Andrea Montgomery, vividos por Paul McCloskey e Barbara Lessin, são pais de dois filhos e poderiam muito bem ser aquele casal aparentemente simpático que cruza conosco quase todo dia. Na verdade, os Montgomery são assassinos em série cujas atividades noturnas se resumem a sair, escolher suas vítimas, drogar, torturar e matá-las.

Tudo em frente à câmera, já que o filme é editado com o material encontrado na casa deles, em ordem cronológica, com o apoio das famílias dos inocentes assassinados. Não há alívio, uma chance para respirar. Somos meros espectadores das caçadas de Wayne e Andrea e nada podemos fazer pelas vítimas, que veremos morrer uma a uma até a chegada do seu final.

Mais informações: http://tocaoterror.com/2013/09/01/filme-head-case-2007


7. DIGGING UP THE MARROW (2014)

marrows-thumbnail_20561

Na história, William Dekker (Ray Wise) é um policial aposentado que garante ter descoberto uma comunidade de monstros que vive embaixo da cidade. Segundo ele, essa metrópole de criaturas possui várias entradas e saídas usadas para interagir com o mundo dos humanos, seja para o bem ou para o mal. Dekker passou a vida estudando esses monstros e quer que sua história ganhe as telas do cinema.

Para isso, junto com seu sócio e cameraman Will Barratt, começa a produzir um documentário sobre o caso. No começo, nem os próprios diretores estão botando fé na conversa do ex-detetive, mas na segunda noite de vigia, em uma das saídas localizada em um cemitério, tudo muda.

Mais informações: http://tocaoterror.com/2015/03/16/resenha-digging-up-the-marrow-2014/


6. CANNIBAL HOLOCAUST (1980)

CanibalHolocaust scene

Ainda hoje banido em diversos países, “Holocausto Canibal” de Ruggero Deodato é um filme para estômagos fortes. Filmado como se fosse um documentário, ele mostra a busca de um grupo de jovens por uma tribo esquecida no meio da Amazônia, em algum lugar entre o Brasil e o Peru. Dois meses mais tarde, depois que o grupo não retorna, um antropólogo viaja em uma missão de resgate para encontrá-los.

Após se deparar com a tribo que havia se confrontado com a primeira equipe, o antropólogo toma certas precauções e consegue recuperar as latas de filme perdidas, que revelam o destino dos cineastas desaparecidos. Como precursor dos filmes de gênero Found Footage, a obra de Deodato não se furtou mesmo a mostrar cenas fortes de aspecto gore e sem sutilezas. A crueldade selvagem e animal está ali representada sem que tenhamos tempo de repensar e crer na humanidade.

Mais informações: http://tocaoterror.com/2013/05/07/filme-holocausto-canibal-1980


5. THE TROLL HUNTER (2010)

trollhunter1

Esta produção norueguesa foi uma sensação cult há alguns anos e mesmo hoje, com a banalização do estilo, ainda se mantém vigorosamente forte. Juntando a mitologia escandinava em um clima de aventura adolescente (no melhor sentido) com uma típica narrativa de horror, “The Troll Hunter” apresenta um grupo de estudantes que investiga as ações de um misterioso caçador nas florestas nórdicas.

No entanto, o enigmático caçador sequer quer dar depoimento às câmeras e se mostra relutante ao ter a companhia da equipe de filmagem junto dele. Eis que a partir de determinado ponto eles descobrem o motivo pelo qual o caçador os estava preservando de dar qualquer informação. É só a partir deste momento que as cenas se tornam tremidas e com ângulos inusitados devido ao balançar da câmera ao melhor estilo Found Footage de filmar e correr ao mesmo tempo.


4. AFFLICTED (2013)

Afflicted_A001_IMG_3771

Afflicted” é o filme responsável por trazer os vampiros para esse universo de Found Footage. O longa dirigido, escrito e até estrelado pela dupla Derek Lee e Clif Prowse, que inclusive usam seus próprios nomes em cena, consegue dar um novo gás nesse estilo já desgastado após tantas produções de baixo nível. No filme, Derek é diagnosticado com um problema no cérebro que pode lhe matar a qualquer momento.

Então ele resolve abandonar o emprego e partir em uma viagem ao redor do mundo e registrar toda a aventura em um vídeo blog. No meio da viagem, ele se encontra desacordado e ferido num quarto de hotel. Passam-se uns dias e as aparentes lesões sofridas por ele somem, mas ele vai se tornando diferente com hábitos mais estranhos. A transformação pela qual ele passa é bastante convincente e como é filmada em capítulos diários, nossa apreensão é cada vez maior pelo que vai acontecer em seguida.

Mais informações: http://tocaoterror.com/2014/07/21/resenha-afflicted-2013


3. INVASION (2005)

invasion7-1024x576

Esta produção de Albert Pyun é realmente de baixo custo e realizado de uma forma honesta e até convincente. Simulando um plano sequência de um só take, o filme cria uma atmosfera de angústia e terror apenas com a visão que temos de uma câmera acoplada no interior de um carro. Aqui vemos uma chuva de meteoritos que cai à noite numa reserva ambiental provocando estranhos comportamentos das pessoas que andaram por lá.

Filmado apenas nesta locação com caminhos estreitos, curvas mal sinalizadas e pouca iluminação, o ponto alto do filme é o som. A edição de som, a pós-produção e a trilha sonora discreta completam o clima de angústia no espectador que não tem ideia do que vai ocorrer ao longo dos 80 minutos de filme (com créditos inclusos).


2. DIARY OF THE DEAD (2007)

Nada mais justo de estar aqui nesta lista um filme do pioneiro do gênero “mortos-vivos”. George A. Romero, mais uma vez, pega pesado em suas críticas, mostrando o quão obcecados somos em registrar tudo o que vemos. “Quando ocorre um acidente, as pessoas não param para ajudar, mas para OLHAR” (ROMERO, George A.). Filmar em vez de tomar uma providência, só pra por na Internet e ter a atenção de milhares de desconhecidos.

É o comportamento da Geração Y que ganha a atenção de Romero desta vez em meio ao apocalipse zumbi. O clima de realismo dado pelas diferentes fontes das imagens é o que dá um diferencial. A tal renovada que George Romero pretendia dar à temática é obtida com êxito. A edição cheia de interrupções, como a bateria da câmera que descarrega e as reflexões da narradora sobre as questões de ética humana deixam o filme mais interessante.

Mais informações: http://tocaoterror.com/2013/05/15/resenha-diary-of-the-dead-2007/


1. NOROI (2005)

Noroi

Cabuloso. Esta é a melhor definição para este filme japonês de Kôji Shiraishi que apresenta uma equipe de reportagem indo atrás de uma lenda urbana que tem causado fenômenos sobrenaturais. E como no cinema de terror oriental não tem “alisabel”, se prepare pra o que acontece desde o primeiro minuto.

A aura de estranhamento no filme te faz até ver certas coisas em cena que podem ou não ter aparecido. E na medida em que a investigação da reportagem avança e temos mais explicações sobre o demônio que assombra as pessoas, naturalmente o clima de tensão aumenta e com ele o medo dos personagens e de quem assiste. Assista obrigatoriamente!


E agora ouçam nosso podcast onde comentamos sobre este fenômeno cinematográfico e damos outras dicas de filmes:

Gosta de nosso trabalho? Então nos dê aquela forcinha contribuindo através do PicPay!

3 Comentários

3 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Galeria

RETROSPECTIVA: Melhores e Piores de 2021

Publicados

em

Retrospectiva

E chegou aquele momento tão esperado com a nossa retrospectiva de destaques do cinema de horror em 2021. Neste ano fizemos até uma live, vejam só! Mas pra você que tem pressa e não quer assistir tudo, fizemos aqui uma listinha compilada com os melhores e piores filmes do ano de acordo com cada um dos integrantes do Toca O Terror.



GERALDO

Top 3 MELHORES

Saint Maud
A Lenda de Candyman
Noite Passada em Soho

Top 3 PIORES

Army of the Dead: Invasão em Las Vegas
Maligno
Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio


BOSCO

MELHORES

Titane
Noite Passada em Soho
Saint Maud

PIORES

O Homem nas Trevas 2
The Medium
Maligno


JARMESON

#Top

Noite Passada em Soho
A Lenda de Candyman
Rua do Medo: 1994/1978/1666

#Not

Rogai Por Nós (The Unholy)
Army of The Dead: Invasão em Las Vegas
Maligno


JÚLIO

3 MELHORES

A Lenda de Candyman
The Medium
Gaia

3 RUINS

Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio
Maligno
Na Mente do Demônio (Demonic)


OSVALDO

Top 3

Tempo (Old)
Noite Passada em Soho
A Classic Horror Story

Prêmio Facão no Bucho

Halloween Kills

Prêmio Água de Chuca

Maligno

Não vi e nem verei

Army of The Dead: Invasão em Las Vegas
O Homem nas Trevas 2
Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio


Agora assista ao video e tire suas próprias conclusões! Feliz 2022!

Gosta de nosso trabalho? Então nos dê aquela forcinha contribuindo através do PicPay!

Continue lendo

Galeria

LISTA: Filmes que se passam no Halloween mas que não são da franquia Halloween

Publicados

em

Saindo um pouco do convencional com uma lista de cinco filmes recentes de terror que se passam em dias como este



“Festa Assassina” (Murder Party)
Em uma clássica comédia de terror, onde a pessoa errada vai pro lugar errado na hora errada, encontramos Chris, um típico sujeito qualquer que se depara com um convite de uma festa de Halloween na rua e resolve encarar a diversão. Chegando lá no local, descobre da pior maneira que a festa é apenas para os caras que querem se divertir com sua presença em um tipo de performance doentia. Rápido e divertido, o filme dosa bem a violência e o humor em um roteiro inusitado.
(mais…)

Gosta de nosso trabalho? Então nos dê aquela forcinha contribuindo através do PicPay!

Continue lendo

Galeria

LISTA: 10 filmes sobre pessoas isoladas ou em confinamento forçado

Publicados

em

filmes sobre pessoas isoladas

A situação atual não encontra paralelo na história da humanidade. As pandemias de séculos anteriores não chegaram a alcançar um nível assim tão intenso em escala global para afetar simultaneamente o convívio social, as atividades econômicas e o deslocamento humano. É como se estivessemos vivendo em um episódio de Além da Imaginação ou na pele de alguns dos personagens dos filmes listados abaixo.

Considerando o momento e aproveitando a oferta de canais de streaming para filmes por aí, recomendamos dez obras mais ou menos recentes que apresentam situações de confinamento forçado e pessoas isoladas involuntariamente. Note que a lista apresenta filmes que já foram resenhados aqui no Toca o Terror e eventualmente alguns deles podem ter saído do catálogo das plataformas temporariamente.



Ao Cair da Noite (It Comes at Night)

As cenas se sucedem e você vai juntando as peças para entender que os personagens estão em um mundo assolado por uma ameaça biológica que deixa feridas fatais em suas vítimas. No fim das contas, este mundo se resume a uma floresta e uma casa ali no meio com uma família armada contra os possíveis perigos externos. [ Leia + ]
* Disponível na Netflix



Mortos que Matam (The Last Man on Earth)

Uma doença/praga transformou os humanos em uma espécie de vampiros. Eles dormem durante o dia e saem para caçar quando anoitece. O cientista Dr. Robert Morgan (Vincent Price), que se mostra imune à infecção, acredita que é “o último homem na Terra” e decide trabalhar incansavelmente para descobrir a cura da moléstia. [ Leia + ]

* Disponível no YouTube e Darkflix



O Nevoeiro (The Mist)

Na trama, acompanhamos um grupo de pessoas refugiadas em um supermercado por conta de um misterioso nevoeiro que toma conta de uma pequena cidade e que esconde estranhas criaturas prontas pra tocar o terror. [ Leia + ]

* Disponível na Amazon Prime Video



Os Parecidos (Los Parecidos)

Um incidente meteorológico acabou atrasando todas as viagens de ônibus e não há mais previsão para as próximas partidas. O problema é que a demora do ônibus em chegar em uma estação no meio do nada não é o único problema. Há um estranho fenômeno acontecendo simultaneamente pelo país e pelo mundo e que logo afetará os personagens que vemos em tela. [ Leia + ]

* Disponível na Netflix



Um Grito na Noite (Kristen)

O pânico de uma mulher sozinha em um local isolado ao longo da noite com um maníaco ao redor. É evidente que você já viu uma história parecida assim em vários filmes de terror. Pelo menos desde “Black Christmas” que vemos assassinos ameaçando mulheres por telefone para testar os seus limites. [ Leia + ]

* Disponível na Amazon Prime Video



O Último Suspiro (Dans La Brume)

Em um dia como outro qualquer, ocorre um súbito terremoto na cidade e uma densa névoa começa a invadir as ruas e sufocar as pessoas. E como a névoa não aparenta se dissipar facilmente, as pessoas tem que se proteger de sua chegada iminente tentando obter máscaras, tubos de oxigênio e prender a respiração para não inalar os gases tóxicos. [Leia +]

* Disponível no Now, Telecine Play e Looke



Rua Cloverfield, 10 (10 Cloverfield Lane)

Ao longo do filme vamos descobrindo pouco a pouco os segredos do estranho homem que mantém a jovem como hóspede e refém ao mesmo tempo. Sempre com tom dúbio mas ameaçador, Howard alerta os seus convidados sobre a ameaça que perambula na Terra desde o dia do acidente e que coincidentemente marca o início dos ataques em massa no planeta. [ Leia + ]

* Disponível no YouTube e Google Play



Pandorum (Pandorum)

À deriva dentro da embarcação futurista Elysium que deveria chegar ao planeta Tanis noutra galáxia, dois astronautas estão tentando descobrir o que fazer, onde estão e o que aconteceu com o restante da tripulação à bordo. E descobrem da pior maneira possível que a Elysium não está tão abandonada assim. [ Leia + ]

* Disponível na Amazon Prime Video



O Farol (The Lighthouse)

A dupla Pattinson/Dafoe é dirigida sob um olhar que parece querer deles, exatamente, a máxima visceralidade do que pode vir a ser aqueles personagens. Ali, duas pessoas isoladas com a força de um farol que sugere trevas e luz, e o peso do que cada um destes carrega em si – do que fizeram ou não em seu passado – a dupla se inflama em cena num filme carregado de mitologias náuticas. [Leia +]

* Disponível no Now, Google Play e Looke



O Exército do Extermínio (The Crazies)

Uma arma biológica produzida pelo exército americano é, acidentalmente, dissipada em uma pequena cidade da Pennsylvania. Quem fica contaminado começa a perder a sanidade e se torna uma ameaça para as outras pessoas. É aí que os militares, fazendo merda atrás de merda, resolvem colocar o lugar em quarentena, começam a combater os infectados e deter quem ainda pode ser salvo. [ Leia + ]

* Disponível no YouTube e Darkflix

Gosta de nosso trabalho? Então nos dê aquela forcinha contribuindo através do PicPay!

Continue lendo

Trending