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RESENHA: As Boas Maneiras (2018)

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Boas Maneiras

[Por Geraldo de Fraga]

Filme de terror com crítica social não é novidade nas carreiras dos diretores Juliana Rojas e Marco Dutra. Juntos, eles já haviam realizado Trabalhar Cansa (2011), que como o próprio título indica, aborda, de várias formas e com toques fantásticos, o mercado de trabalho brasileiro.

A nova parceria também vem carregada de discursos. As Boas Maneiras (2018) estreia nos cinemas do país nesta quinta-feira (7), após circular em vários festivais de gênero e colecionar 21 prêmios. Se você já viu o trailer, deve saber que se trata de uma história de lobisomem, mas não espere nada muito convencional.

O filme começa nos apresentando Clara (Isabél Zuaa). Em péssima situação financeira, a vida da protagonista parece estar dando uma virada quando ela é contratada pela rica Ana (Marjorie Estiano), que está grávida e precisa de uma babá/cozinheira/faxineira para lhe auxiliar enquanto enfrenta uma gestação sem o apoio de ninguém da família.

Só que além das manias de menina rica, Ana esconde um segredo muito peculiar sobre como se deu a sua gravidez e que espécie de bebê tem na barriga. Sob a ótica de Clara, o espectador acompanha a transformação da futura mãe e já as primeiras alegorias sobre certos comportamentos da ‘Classe A’ brasileira.

O longa reserva algumas reviravoltas, sempre mesclando os elementos fantásticos com situações cotidianas para tecer um roteiro dúbio, mas que faz todo o sentido dentro da nossa realidade. Dá até para prever a enxurrada de críticas dos fãs de horror comercial, nem tanto pelo direcionamento ideológico, mas sim pela falta de clichês ou jumpscares.

As Boas Maneiras vai dividir opiniões, como qualquer obra que procura fugir do usual. Mas se você está disposto a desviar do óbvio, separe uma grana e uma horinha na sua agenda para um dos melhores filmes brasileiros do ano.

Escala de tocância de terror:

Direção: Juliana Rojas e Marco Dutra
Roteiro: Juliana Rojas e Marco Dutra
Elenco: Isabél Zuaa, Marjorie Estiano e Miguel Lobo
Origem: Brasil
Ano de lançamento: 2018

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RESENHA: A Morte Te Dá Parabéns (2017)

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Morte te Dá Parabens

[Por Felipe Macêdo]

Quem nunca quis ter uma segunda chance e corrigir algo em sua vida? Tree (Jessica Rothe) teve mais de uma chance pra fazer isso. Ela vive, morre e volta para o mesmo dia e não entende o que está acontecendo. A chave para sair desse pesadelo é descobrir quem é o vilão mascarado que a mata diversas vezes e bem no dia do seu aniversário. Essa é a trama do novo filme da Universal Pictures e Blumhouse, uma parceria que rendeu vários frutos como a franquia “Uma Noite de Crime” e o elogiado “Corra!”. A bola da vez é tentar reviver (opa!) os slasher movies, dando uma nova roupagem ao filme “A Morte Te Dá Parabéns”. (mais…)

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RESENHA: Floresta Maldita (2016)

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Floresta Maldita

[Por Geraldo de Fraga]

Sara (Natalie Dormer) descobre que sua irmã gêmea que mora no Japão está desaparecida. E o pior: na última vez em que foi vista, ela estava na floresta Aokigahara, conhecida por ser um lugar onde as pessoas vão para cometer suicídio. Aflita, Sara parte rumo à Terra do Sol Nascente na esperança de ainda encontrá-la viva. (mais…)

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RESENHA: Estranhos em casa (2019)

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"Estranhos em Casa" - poster

Após proveitosa carreira em festivais chegou recentemente à Netflix, “Estranhos em Casa“. Dizem que o roteirista Aurélien Molas se inspirou em uma notícia sobre um casal que emprestou a casa para amigos e, ao retornar de férias em seu trailer, descobriu a casa toda transformada em um tipo de “forte” para impedir sua entrada. E é mais ou menos daí que parte a premissa do filme.

Paul Diallo (Adama Niane), um professor de história do ensino médio, está feliz em voltar para casa das férias de verão com sua família, quando descobre que a babá de seu filho e seu marido, a quem Paul emprestou a casa durante o período em que estariam viajando, se recusam a sair e ainda se declaram inquilinos oficiais de seu imóvel. Paul e sua família são forçados a viver em um estacionamento de trailers enquanto tentam recuperar a casa na justiça. Só que as coisas não correm como deveriam.

Saudades de uma cama quentinha, né, minha filha?

O problema é que o meio-de-campo começa a embolar também para o diretor Olivier Abbou. Apesar de levantar a bola para temas importantes como racismo, ascensão da direita, problemas relacionados a masculinidade, “Estranhos em Casa” começa a entrar em conflito com o próprio discurso. Mostra discriminação racial mas coloca o protagonista, um homem negro, em diversas situações explicitas de submissão. Questiona a participação do Estado na vida das pessoas mas defende o direito da propriedade. Vilaniza o proletariado. Coloca os extremistas como caras legais e descolados… logicamente tudo vai se encaminhar para uma reviravolta, mas quando ela acontece, chega de uma forma simplória e finda deixando um “retrogosto” meio estranho.

Cá entre nós o título americano que colocaram no filme, “Get In”, é pura forçação, hein?

Mas bora falar das boas coisas do filme também… Stéphane Caillard, está ótima no papel de Chloé, a esposa que vive num relacionamento reprimido e cheio de culpa. O bombado Mickey, interpretado por Paul Hamy, também consegue ser um bom vilão (meio forçado no final mas aí é culpa do roteiro) e Adama Niane tem seus altos e baixos mas segura direitinho o protagonismo. O ritmo eficiente da montagem também deve te segurar na poltrona do começo ao fim.

“Tem Amigo Safado Quem Pode”

Ah! Antes que eu me esqueça! O filme tem sido divulgado como “o cão chupando manga“, “um filme que está apavorando o público com cenas sádicas e explícitas” mas não caiam nessa… O cinema francês e a tal da “New French Extremity“, que já nos trouxe obras como “Alta Tensão” e “Mártires“, fazem “Estranhos em Casa” ser tão chocante quanto um episódio de Peppa Pig. Mas isso não é ruim. Eu gosto da porquinha.

Peppa, George, Papai Pig…

Escala de tocância de terror:

Título original: Furie
Diretor: Olivier Abbou
Roteirista: Olivier Abbou e Aurélien Molas
Elenco: Adama Niane, Stéphane Caillard, Paul Hamy

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