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RESENHA: A Hora da Sua Morte (2020)

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A Hora da Sua Morte

Nos últimos dez anos a Blumhouse deu o tom das produções de terror de baixo orçamento. Fez filmes com boas premissas, elenco iniciante, roteiros ágeis e muito jumpscare. Eis que agora chega às telas “A Hora da Sua Morte” (Countdown), um filme que tem todas essas características, mas que NÃO É da Blumhouse. Talvez até por isso tenha se saído melhor que a média desta produtora.

Diferente de obras similares e de inferior qualidade como “ Medo Viral ” ou “Aplicativo do Mal“, o filme do estreante Justin Dec se sai bem em vários aspectos e ainda não comete o erro dos supracitados que é o de ignorar a inteligência dos espectadores e os recursos tecnológicos. Afinal, se por um acaso um app ou telefone está lhe assustando, o mais lógico a se fazer seria desinstalá-lo ou trocar de aparelho, coisa que os personagens de “A Hora da Sua Morte” também cogitam em fazer.

Vamos ao roteiro: Numa festa, um grupo de jovens resolve se divertir testando a própria curiosidade mórbida baixando um aplicativo que “prevê” quando a pessoa vai morrer. Entre o ceticismo de uns e a galhofa de outros, um deles observa que está com pouco tempo de vida estimado e apesar das tentativas de escapar de seu destino fatal, esta se torna a primeira morte do longa. Lembra algo? Sim, parece com o que rola também na franquia “Premonição” (Final Destination), onde quem tenta enganar a morte tem em seu futuro algo ainda pior.

Mas bem, a sinopse do filme é isso ae… de tão simples praticamente não reserva grandes surpresas para quem for assistir. E olhe que em várias situações o roteiro brinca com isso e induz o espectador a esperar coisas que não vão acontecer.

Nisso aí, somos apresentados à enfermeira (Elizabeth Lail) que teve a sorte/azar de entrar em contato com a primeira vítima e que em pouco tempo se vê também numa contagem regressiva contra seu infortúnio. A partir deste momento assistimos a cenas onde a inevitabilidade da morte assombra cada um dos personagens em tela sem que o filme caia na mesmice da maioria dos slashers sobrenaturais.

Mesmo o desfecho e a solução não soam tão absurdos se levarmos em conta ainda a quantidade de finais ruins que se fazem por aí. E com direito a um mini plot-twist no último minuto, “A Hora da Sua Morte” diverte bem com sequências bem estruturadas e pequenos momentos de descontração que não aliviam a tensão do momento.

Aliás… não fosse a vontade de querer explicar o absurdo da situação, o filme estaria a um degrau acima dos demais já citados no início. Mas como hoje em dia temos até videos que querem destrinchar trailer de cinema, não é muito difícil que os produtores queiram dar essa colher de chá aos espectadores com motivações chinfrins que se não acrescentam, ao menos não estragam a experiência de acompanhar a história.

Na dúvida, resista à tentação de instalar novos aplicativos no seu aparelho…

Escala de tocância de terror:

Título original: Countdown
Diretor: Justin Dec
Roteirista: Justin Dec
Elenco: Elizabeth Lail, Jordan Calloway, Talitha Eliana Bateman

* Filme visto no Festival do Rio em dezembro de 2019

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RESENHA: O Sono da Morte (2016)

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Sono da Morte

[Por Júlio Carvalho]

Estamos na era dos filmes de terror ‘do bem’, nos quais as ameaças não são tão ameaçadoras assim, os demônios não são tão perigosos assim, as conclusões são forçadamente otimistas e o excesso de jumpscares passa a ser o principal atrativo dessas produções. Sucessos como a franquia Invocação do Mal e Annabelle estão aí pra comprovar isso. Dito isso, está em cartaz O Sono da Morte (Before I Wake) que tenta desastrosamente se enquadrar nessa categoria. Por mais bobos que sejam, tem filmes que ainda podem ser chamados de horror. Sendo que neste caso, nem isso. (mais…)

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RESENHA: Sem Conexão (2020)

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Sem Conexão

Além dos filmes que já foram lançados neste mês aproveitando a onda do Halloween, a Netflix reservou pro final de outubro um filme polonês tido como o primeiro slasher do país. Através do trailer divulgado, “Sem Conexão” tenta resgatar a glória desse subgênero pra lá de batido mas sempre com alguma surpresa e um possível candidato a ícone do terror.

Numa densa floresta na Polônia, algo sinistro aconteceu há muitos anos e agora jovens modernos, viciados em tecnologia se vêem ali num acampamento contra a modernidade. Sem ajuda de aparelhos eletrônicos, eles terão que pensar em como sair de uma situação horrível evitando também que a contagem de corpos pare de subir.

Pela breve sinopse deu para sacar a clara influência dos slashers oitentistas em “Sem Conexão”. A inspiração é tão clara que até o roteiro se iguala num fiapo de ideia motivado pela falta de lógica. O desenvolvimento dos personagens é quase nulo, sendo substituído por mortes sangrentas de tempos em tempos.

Os personagens seguem aquele velho padrão com uma mocinha gente boa com um passado pesado, uma garota sensual, o gordinho nerd que fica soltando referências a outros filmes e etc… Ainda tem um personagem com mais camadas, mas ele é secundário e aparece pouco, infelizmente…

Embora “Sexta-Feira 13” (1980) seja a maior inspiração do filme, temos homenagens e referências a “O Massacre da Serra Elétrica” (1974), “Just Before Dawn” (1981) e outras obras que ajudaram a popularizar o estilo slasher de acampamento. Embora a intenção seja boa, não dá pra ignorar os problemas desta produção. A edição e o roteiro são confusos em alguns momentos e por mais que se tente, não tem como justificar. A direção até ultrapassa a homenagem e parece um ctrl-c/ctrl-v de obras antigas sem conseguir dar uma identidade a produção.

O gore se destaca e é o maior mérito do filme. Foi uma grata surpresa ver que uma produção recente tenha efeitos práticos na maior parte do tempo. O vermelho quando escorre, vem com vontade. A maquiagem dos vilões merece destaque e por mais que pareça tosca, passa bem o quão asquerosos são. Pensem no Victor Crowley, vilão de “Terror no Pântano” (2007) ainda mais repulsivo…

Por mais que não seja uma nova obra-prima, “Sem Conexão” é uma diversão escapista e bem sangrenta. E na falta de bons filmes originais neste ano pandêmico, esse ao menos diverte na maior parte de sua duração.

Escala de tocância de terror:

Direção: Bartosz M. Kowalski
Roteiro: Bartosz M. Kowalski, Jan Kwiecinski, Mirella Zaradkiewicz
Elenco: Julia Wienniawa-Narkiewicz,Michal Lupa, Wiktoria Gasiewska e outros
Título Original: W lesie dzis nie zasnie nikt
País de Origem: Polônia

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RESENHA: Pequenos Monstros (2019)

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Pequenos Monstros

Particularmente, eu não sou muito fã de comédias de terror, porém, não sou tão radical assim e sempre tem um filme aqui ou ali que caem na minha graça como o ótimo TODO MUNDO QUASE MORTO (Shaun Of The Dead, 2004). A minha dica então vem deste subgênero que me agradou: PEQUENOS MONSTROS (Little Monsters, 2019) que se encontra no catálogo do Telecine Play.

Escrito e dirigido pelo australiano Abe Forsythe, PEQUENOS MONSTROS se passa na Austrália bem no início de um apocalipse zumbi e acompanhamos os malabarismos de uma professora de primário que faz de tudo para que seus pequenos alunos não saibam o que está acontecendo, ao mesmo tempo em que tenta tirá-los de um acampamento infestado de mortos-vivos.

O destaque aqui é para a professora Caroline, vivida por ninguém menos que Lupita Nyong’o (Nós) e para as crianças, nas quais ela tenta proteger a qualquer custo. Ela não está sozinha nessa empreitada e conta com a “ajuda” de um comediante famoso e do pai de um dos alunos que só está ali pra dar em cima da moça. Aliás, esses dois caras são os personagens mais chatos do filme.

Apesar do filme se pretender bobinho e leve, a violência gráfica é até pesada, contando com bons – e nojentos – efeitos práticos que tanto podem agradar os fãs de filmes gore quanto podem chocar os pequenos que por ventura venham a assistir ao longa. Em suma, PEQUENOS MONSTROS tem seus momentos e finda num filme acima da média, mostrando-se um bom passatempo.

Título Original: Little Monsters
Direção: Abe Forsythe
Roteiro: Abe Forsythe
Elenco: Lupita Nyong’o, Alexander England, Josh Gad |
Ano: 2019
Origem: Austrália, Reino Unido, EUA

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