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RESENHA: Kong – A Ilha da Caveira (2017)

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[Por Jota Bosco]

Em 1971, uma equipe de cientistas (John Goodman, Corey Hawkins e Tian Jing) acompanhados por um guia (Tom Hiddleston), uma fotógrafa (Brie Larson) e uma companhia de soldados liderados pelo coronel Packard (Samuel L. Jackson) segue em direção à uma mítica ilha no Pacífico.

Logo que chegam à chamada Ilha da Caveira, descobrem que os rumores de que no local vivem desconhecidas criaturas gigantescas é real e a partir daí o que seria uma missão de exploração vira uma luta pela sobrevivência. Assim é a história de “Kong – A Ilha da Caveira” que entra em cartaz no Brasil nesta semana.

“Não sei vcs mas tô torando o rabo do macaco de tanto medo”

O diretor Jordan Vogt-Roberts, que tem seu currículo quase inteiro de dirigir séries de TV (You’re the Worst, Funny or Die Presents…) faz um trabalho competentíssimo nessa mega produção que aos poucos, vai nos mostrando que apesar das ameaças do mundo selvagem, os grandes vilões somos nós, o homem civilizado.

Pode me chamar de maluco mas achei meio uma referência a “Cannibal Holocaust” (com direito a uma cena que reforça essa minha “teoria”, inclusive). Impossível também não lembrar de “Apocalypse Now” em algumas cenas (até o poster do IMAX já fazia essa referência). Ah, outra coisa… tem homenagem ao filme de 33 e o de 76? Tem sim senhor! E o melhor: não parece “fan service”.

Macacos me mordam! Parece o poster de Apocalypse Now!

Macacos me mordam! Parece o poster de Apocalypse Now!

Mortes sensacionais, efeitos especiais fantásticos, ritmo frenético e é sempre bom ver um filme cheio de soldado americano onde apesar deles se acharem a última banana-split do deserto (hã? hã? 😉 ) são apenas um bando de bananas (hã?! hã?! 😉 ).

Outro coisa a ser destacada em “Kong – A Ilha da Caveira” é a excelente coletânea de clássicos do final dos 60, início dos 70 que compõe a trilha. Bowie, Chambers Brothers, Hollies, Jefferson Airplane, Creedence Clearwater Revival, Black Sabbath, Stooges, a psicodelia “Made in Vietnam” de Minh Xuân e até uma ótima surpresa pra nós brasileiros!

“Tá tocando Smash Mouth?!! Já falei que I’m a Believer só a versão original do The Monkees!”

“Kong: A Ilha da Caveira” é ótimo no que propõe ser: um filme de monstro gigante. Assista na sala de cinema com o sistema de som mais potente e maior tela possíveis! Digo mais: se não fosse a sensação de sub-aproveitamento de um cast tão “classe A” e algumas besteirinhas aqui e ali, teríamos um filme de 5 caveirinhas.

SEMI-SPOILER: Sobre a cena pós créditos… se vc conhece a Toho Co., pode abrir um sorriso desde já! :D:D:D

Escala de tocância de terror:

Direção: Jordan Vogt-Roberts
Roteiro: Dan Gilroy, Max Borenstein, Derek Connolly e John Gatins
Elenco:Tom Hiddleston, Samuel L. Jackson, Brie Larson, John C. Reilly e John Goodman
Origem: EUA / Vietnam

* Filme visto na cabine de imprensa promovida pelo Espaço Z na sala IMAX do Shopping Recife

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Simpático de corpo™ Vimeo: https://vimeo.com/jotabosco/ Youtube: https://www.youtube.com/user/sonicbosco/videos

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RESENHA: Raw (2017)

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[Por Gabriela Alcântara]

É possível um filme ser grotesco e ainda assim ser extremamente belo e erótico. A prova pode ser vista em “Raw” (no Brasil traduzido também como “Grave”), de Julia Ducornau, que está disponível na Netflix. Apesar dele ter ganhado burburinho nos últimos anos por ter ganho diversos prêmios – incluindo o FRIPESCI da Semana da Crítica de Cannes – e teoricamente ter feito muitas pessoas vomitarem, confesso que evitei assisti-lo por um tempo – na verdade justamente por isso. (mais…)

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RESENHA: V/H/S (2012)

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vhs-poster1

Existe vida inteligente no found footage. Em meio a vários e vários filmes que exploram o estilo de falso documentário, é difícil encontrar algum que realmente se sobressaia. É aí que As Crônicas do Medo (V/H/S) entra na jogada. A trama é centrada em um grupo de criminosos cuja missão é encontrar uma misteriosa fita de vídeo em uma casa. Na busca pela fita certa, eles acabam encontrando e assistindo a uma série de vídeos de horror.

O enredo que se passa dentro da casa e amarra as pequenas histórias, que são independentes umas das outras, é fraca. Mas isso fica em segundo plano. O que aparece nas fitas encontradas é o que importa. São cinco curtas, cada um dirigido por um ou dois diretores. No total, são 10 dez profissionais dividindo a direção do filme.

Quando assisti ao trailer, algo que me chamava a atenção era como os efeitos especiais ficavam muito realistas quando inseridos em imagens de baixa qualidade (lembrando que a película é filmada totalmente com câmeras caseiras de VHS).

A primeira história mostra um grupo de jovens que compram uns óculos com uma mini-câmera e saem pelas baladas para filmar seus sucessos amorosos. Porém uma das moças que eles conhecem não é, digamos, muito sociável.

No segundo ato, acompanhamos um casal em uma viagem pelo interior dos EUA, onde eles registram tudo em vídeo. Nesse não dá pra falar mais sem entregar spoilers. É o único dos cinco onde o elemento sobrenatural não está presente, mas que possui um dos melhores finais.

O terceiro filme foi o que achei mais fraco. Um grupo de jovens vai a um lago no meio da floresta, fumar um e tomar banho pelado. É aí que eles têm uma desagradável surpresa. Apesar do roteiro fraco, a estética desse aqui deve ser apontada como um ponto a favor.

Na quarta história, temos um casal conversando pelas suas respectivas webcams. A menina acha que seu apartamento está sendo assombrado por fantasmas e sempre que algo de estranho acontece, ela liga para o cara para que ele a faça companhia. Muito boa história e efeitos.

Por falar em efeitos, é no quinto episódio que eles aparecem em sua melhor forma. Quatro jovens vão a uma festa na noite de Halloween e descobrem algo muito sinistro acontecendo na casa onde deveria estar acontecendo a farra.

A trama do grupo de criminosos tem um desfecho meia boca, mas isso não tira o mérito do filme. Concentre-se nos cinco curtas e divirta-se. A franquia teve mais duas sequências e a qualidade de alguns segmentos foi mantida, mas no geral também valem a pena serem vistos.

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RESENHA: Rua do Medo – 1994 – Parte 1 (2021)

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Rua do Medo

A Netflix está lançando nesse mês uma trilogia de filmes que sairão semanalmente. Estas obras são baseadas na série literária “Rua do Medo” (Fear Street) escrita por R.L Stine, também autor da série Goosebumps. São livros voltados para o público infanto juvenil, mas a gigante do streaming garante que os longas serão voltados para maiores. O primeiro foi lançado no dia 2 de julho e se chama “Rua do Medo: 1994 – Parte 1”.

Vamos ao filme: Uma cidade interiorana dos EUA é conhecida nacionalmente como a capital dos homicídios, já que de tempos em tempos é comum algum cidadão enlouquecer e sair matando quem aparece pela frente. Acompanhamos então um grupo adolescente que se vê alvo de um mal muito maior quando acidentalmente despertam a ira de uma bruxa morta que é a verdadeira responsável pelas ondas de mortes anteriores.

Rua do medo: 1994”, pelo menos em seu início tem “Pânico” como maior referência. Sua cena inicial é uma clara homenagem ao momento de horror vivido pela personagem de Drew Barrymore, chegando a colocar também uma atriz conhecida do público para se tornar a primeira vítima. Os minutos seguintes também emulam o longa de 1996, mas depois despiroca de vez indo ladeira abaixo. Os personagens centrais são qualquer coisa, extremamente estereotipados e forçam a todo tempo uma ligação com o espectador. Falham miseravelmente. Por mim todos iriam para a faca rapidinho.

Então o filme que começa como um slasher comum de assassino mascarado, logo vira algo sobrenatural. Isso não seria lá um problema, mas essa transição é problemática e associada a uma edição e fotografia noturna ruins que remetem a filmes trash de Tv dos anos 90. A mistura de horror e comédia desse período sempre rendeu bons exemplares – o que não é caso aqui – mas as tentativas de arrancar um riso mesmo que seja de nervoso são falhas e artificiais, não conseguindo arrancar nem um sorriso do canto de boca.

Em termos de horror, “Rua do Medo: 1994” é lotado de jumpscares que apesar de ter dois que funcionam, depois fica tão batido que isso cansa. Também tem o fator gore e nisso sim o filme é bem eficaz e violento, sendo que as atuações quase inexistentes e uma quebra de ritmo no meio do longa me fez acreditar estar vendo mais um capítulo (ruim) da série Goosebumps.

Não conheço a série de livros, mas acredito que me divertiria muito mais lendo. Creio que grande parte da culpa é da diretora que não soube conduzir seu elenco nem criar cenas realmente tensas. O problema não é nem ser clichê em alguns momentos e sim não saber como se utilizar disso a seu favor.

Finalizando, “Rua do Medo: 1994” é mais uma obra da Netflix que tem umas ideias legais aqui e ali, mas no geral é extremamente esquecível. Esta primeira impressão inclusive me deixou com uma preguiça danada de acompanhar os longas restantes que vão vir…

Escala de tocância de terror:

Direção: Leigh Janiak
Roteiro: Kyle Killen, Phil Grazidiel,Leigh Janiak, R. L Stine( livros)
Elenco: Kiana Madeira, Benjamin Flores, Maya Hawke e outros
Título original: Fear Street: 1994
Ano de lançamento: 2021

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