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RESENHA: One Cut of The Dead (2018)

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One Cut of The Dead
[Por Jarmeson de Lima]
A premissa aqui é maravilhosa. Um filme japonês de zumbis com um plano sequência sem cortes! Estrelando: um diretor alucinado, uma equipe inexperiente e um elenco amador. Não podia ser melhor, certo? Sendo que não é beeeem assim.

Assim que você dá o play em “Plano Sequência dos Mortos” (One Cut of the Dead) somos brindados com essa tão falada longa tomada com o que seria uma produção de terror de baixo orçamento. No filme dentro do filme, uma invasão zumbi ocorre em paralelo a essa gravação atacando os atores e os técnicos.
Por pouco mais de meia hora, vemos essa sequência ocorrer da maneira mais bizarra e improvável possível, assim como acontece com a maioria dos longas de terror que vem da Terra do Sol Nascente. Daí o momento found-footage termina e é revelada uma surpresa após os créditos que faz com que ele se torne ainda mais inusitado! Mas é aqui que paro de falar da história do filme pra não dar spoiler.

Com uma produção real de oito dias com um custo irrisório de 25 mil dólares, o longa faturou só nesse boca a boca virtual cerca de 25 milhões viralizando a tal ponto de já estar disponível em canais de streaming mundo afora e até em catálogo de filmes em vôos internacionais.
Uma coisa é certa, em uma época em que estamos tão saturados de filmes de zumbis, “Plano-Sequência dos Mortos” funciona bem e nos traz um roteiro criativo. Pode também parecer batido brincar com metalinguagem, mas também assim ele se garante apesar de umas forçadinhas de barra aqui e ali.

Pra quem é nostálgico pelos SOVs (Shot on Video), a segunda metade do longa é um deleite que apresenta tudo o que pode e não pode rolar num filme de terror. Sangue, atuação cretina e risadas estão garantidas.

Escala de tocância de terror:

Diretor: Shin’ichirô Ueda
Roteiro: Shin’ichirô Ueda (screenplay)
Elenco: Takayuki Hamatsu, Yuzuki Akiyama, Harumi Shuhama
Ano de produção: 2017
País de origem: Japão

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RESENHA: #Alive (2020)

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Alive

O cinema sul coreano ganhou uma visibilidade incrivel nos últimos anos e hoje não é tão raro ver obras vindas de lá aportarem no cinema. Mas é claro que com a pandemia as coisas foram freadas e alguns filmes estão ganhando destaque via streaming. Este é o caso de #Alive, filme que estreou em seu país na reabertura dos cinemas com bastante êxito e está sendo distribuído mundialmente pela Netflix.

A trama acompanha um jovem rapaz, que sozinho no apartamento da família, tenta sobreviver a uma epidemia mortal que transforma os cidadãos em zumbis sedentos por carne humana. No passar de vários dias, com comida e água acabando e ataques cada vez piores das criaturas, o rapaz coloca em cheque a promessa que fez ao pai de sobreviver. E aos trancos e barrancos ele tentará cumprir o que foi pedido.

#Alive é um bom filme de zumbis que não coloca nada de novo na mesa, mas traz o básico que, em sua maior parte, é competente. O longa não enrola e logo nos primeiros minutos a confusão e o caos predominam. A primeira parte é a melhor, se passando em praticamente um único cenário, mostrando bem a sensação de solidão e medo do personagem com cenas de ação pontuais e mais comedidas. Vale comentar a ótima maquiagem dos monstros que lembram o conterrâneo “Invasão Zumbi” (Train to Busan).

Outra semelhança com o longa de zumbis mais famoso é a ambientação minimalista e o país. Sinceramente, essa sim deveria ser a sequência real dele, pois mesmo não sendo perfeita, se mostra bem superior à continuação oficial, chamanda “Península”.

Os problemas de #Alive vêm à tona em sua segunda metade, onde as sequências de ação se tornam inverossímeis demais (até para um filme de zumbis)… Meio que a produção se rende ao espetáculo ocidental apresentando exageros que tiram a atenção diversas vezes. O clímax acaba sendo forçado e emotivo demais querendo a todo custo arrancar lágrimas do público.

Concluindo… #Alive não é um divisor de águas do gênero, mas é divertido e tenso na maior parte de sua duração. Vale gastar o tempo assistindo as desventuras do protagonista e sua busca pela sobrevivência.

Escala de tocância de terror:

Título original: #Saraitda
Diretor: II Cho
Roteiro: II Cho,Matt Naylor
Elenco: Ah-in Yoo, Shin-Hye Park,Bae-soo Jeon e outros
País de origem: Coreia do Sul

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RESENHA: Dominação (2017)

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Dominação

[Por Felipe Macedo]

Estrelado por Aaron Eckhart e produzido por Jason Blum, “Dominação” (Incarnate) mais uma vez mostra a história de um jovem possuído por um demônio poderoso. Nosso herói aqui luta para derrotar o grande mal e salvar o dia. No entanto, o longa tenta vir com uma promessa de abordar o tema de uma forma diferente do que foi mostrado até hoje. (mais…)

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RESENHA: In Search of Darkness (2019)

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Search of Darkness

[Por Frederico Toscano]*

In Search of Darkness é um documentário com uma proposta simples e direta: destrinchar a produção de horror dos Estados Unidos da década de 80. Lançado em maio do ano passado, acabou não chamando tanta atenção no Brasil (ou mesmo lá fora), provavelmente por não ter recebido uma distribuição e divulgação mais abrangentes. O que é compreensível, já que o projeto não saiu de um estúdio convencional, sendo fruto de uma bem-sucedida campanha de arrecadação dos sites Kickstarter e Indiegogo.

Com a meta alcançada e os fundos garantidos, o diretor e roteirista David Weiner deve ter pensado que os apoiadores mereciam ver seu dinheiro bem empregado. E entregou um filme de quatro horas e meia de duração. E pensar que teve gente reclamando de O Irlandês(mais…)

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