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RESENHA: A Lenda de Candyman (2021)

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A Lenda de Candyman

Bem sabemos que “O Mistério de Candyman” (Candyman, 1992) carrega o título de ser um dos melhores filmes de terror dos anos 90. E mesmo tendo ganho sequências bem inferiores, o personagem ganhou fama e força na cultura pop por conta da presença de Tony Todd que deu forma a esse icônico vilão.

Os anos passaram e agora o cineasta oscarizado Jordan Peele resolveu produz e construir de forma conjunta um roteiro que se baseia na mitologia do filme original. Basicamente como aconteceu com o novo Halloween que é uma sequência/reboot que ignora continuações que vieram depois do primeiro da série.

Em “A Lenda de Candyman” (Candyman, 2021), agora temos a história de um jovem artista em busca de inspiração. Morando em Chicago em uma região vítima de especulação imobiliária e gentrificação, Anthony McCoy (Yahya Abdul-Mateen II) acaba esbarrando na lenda de Candyman e fascinado pelo personagem, quanto mais ele se aprofunda nessa pesquisa, mais mortes vão surgindo e uma espiral de loucura e caos se instala. E a partir da chegada do vilão ao ter seu nome pronunciado 5x na frente do espelho, nada mais será igual para a vida das pessoas em Cabrini-Green.

Mas vamos lá… É bom deixar claro que mesmo que não tenha dirigido o longa, “A Lenda de Candyman” tem todas as características das produções de Jordan Peele. E isso não é ruim, pelo contrário. Mas a pergunta que fica é: a diretora Nia da Costa soube sair da tutela do produtor e teve a liberdade de fato para colocar sua visão da lenda?

Temos aqui uma direção competente que sabe criar cenas visualmente bonitas, inclusive nos momentos de assassinato e mortes grotescas. A direção de atores é competente e todos estão bem em seus papeis. É violento em uma dose aceitável, embora o fã de horror sempre espere algo mais.

Ainda assim, o maior problema do longa é que ele se esquece do terror. Não há tensão nas cenas ou uma sensação de medo… e somado a um roteiro que não deixa claro pra onde a história vai, acabei me decepcionando um pouco porque afinal de contas, também esperava mais.

O filme é ruim? De forma nenhuma. Os temas sociais abordados e questões sempre presentes na obra de Peele são poderosas e necessárias o suficiente para dar um rumo nessa história. E apesar de parecer de longe algo panfletário, o filme não se resume a “propaganda politica” como algumas pessoas vêm dizendo para desmerecê-lo.

A Lenda de Candyman” é um bom filme sim. O fã do antigo “Candyman” vai gostar de certos momentos com as citações à obra respeitando bastante o material original. Inclusive algo bacana foi recontar os eventos do primeiro filme através de um teatro de sombras, dando um tom mais lúdico a algo tão pesado.

Vale também ficar atento aos créditos finais onde mais informações são mostradas. E para o publico de cinema de horror mainstream um aviso: Não espere jumpscares! A pegada do filme não é essa.

Escala de tocância de terror:

Título original: Candyman
Direção: Nia DaCosta
Roteiro: Nia DaCosta, Jordan Peele e Win Rosenfeld
Elenco: Yayha Abdul-Mateen II, Teyonah Parris, Colman Domingo e outros
País de origem: EUA

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"Nós deixamos de procurar os monstros embaixo de nossas camas, quando percebemos que eles estão dentro de nós"

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RESENHA: Noite Passada em Soho (2021)

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Noite Passada em Soho

Quem não conhece gente apegada a um passado que não viveu e tem um carinho e apego por determinada época ou local na história? Em “Noite Passada em Soho” (Last Night in Soho), que está chegando nos cinemas brasileiros, temos uma visão toda especial sobre Londres nos anos 1960.

E assim como muita gente, Eloise “Ellie” Turner (Thomasin McKenzie) é uma jovem dos anos 2000 que, deslocada do seu tempo, só pensa em roupas, livros e, principalmente, música daquele período. Mas sim, toca música o tempo todo no filme, sendo que diferentemente das obras de Tarantino, a trilha não é aleatória e tem ligação direta com as ações das personagens com mensagens sutis contidas nas letras.

Voltando… Por morar no interior da Inglaterra, o maior sonho da protagonista é estudar moda em Londres, oportunidade que mudaria para sempre sua vida. Introvertida e sem condições de se adaptar ao estilo frenético de suas colegas numa república, Ellie vai parar em um quarto/sala alugado de um antigo prédio. A aparência retrô do imóvel pode até agradar à jovem, mas é aí onde reside o perigo.

Coincidentemente, é quando Eloise passa a ter sonhos ou alucinações frequentes com Sandie (Anya Taylor-Joy), uma aspirante a cantora que vivenciou a Swinging London em seus altos e baixos. O fato é que a cada novo encontro com Sandie, uma figura que se equilibra entre a sedução e a ingenuidade, mais ficamos intrigados com seu destino e no que isso reverbera nas atitudes da jovem Eloise.

Mas se em sua primeira metade, “Noite Passada em Soho” mais parece um musical ou um drama fantasioso, ao chegar na sua hora final, o caldo entorna e o que ficava envolto a um mistério não resolvido começa a ganhar contornos mais sombrios com sangue, assombrações e sustos que não saem de forma gratuita.

É neste clima que acabamos nos envolvendo com a trama e o destino das personagens a ponto de realmente nos surpreendermos com uma reviravolta que há anos o cinema de horror contemporâneo não consegue realizar. Sim, amigos, estamos diante de um filme que consegue ser primoroso em aspectos visuais, do figurino aos cenários e com sequências bonitas de ver na tela. E tudo isso sem falar da presença de nomes como Terence Stamp, Matt Smith e da saudosa Diana Rigg, a quem o filme é dedicado.

Assim é a nova empreitada de Edgar Wright que verdadeiramente faz uma homenagem moderna ao Giallo sem querer forçar a barra como bem tentou “Maligno“. Tanto pela trama, quanto pelas atuações e ainda pelo tom feminista, “Noite Passada em Soho” é um filme que merece ser visto, preferencialmente no cinema.

Escala de tocância de terror:

Título original: Last Night in Soho
Direção: Edgar Wright
Roteiro: Edgar Wright e Krysty Wilson-Cairns
Elenco: Thomasin McKenzie, Anya Taylor-Joy, Matt Smith e outros
País de origem: Reino Unido

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RESENHA: Halloween Kills – O Terror Continua (2021)

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Halloween Kills

Bem a tempo de mais um Dia das Bruxas, o sanguinário Michael Myers está de volta aos cinemas do Brasil e do mundo. HALLOWEEN KILLS – O TERROR CONTINUA é uma continuação direta do filme lançado em 2018, também resenhado aqui no Toca o Terror, que ignora os eventos ocorridos de HALLOWEEN 2 (1981) em diante. Ou seja, os dois novos filmes se propõem a criar uma trilogia à parte da franquia original, a partir de referências ao longa de 1978 e nada mais.

Feito pelo mesmo time criativo do anterior (David Gordon Green na direção e roteiro co-escrito por ele, Danny McBride e agora Scott Teems neste segundo filme), HALLOWEEN KILLS começa justamente de onde o filme de 2018 parou.

O policial Hawkins (Will Patton) consegue escapar da morte e esse personagem será o protagonista de um dos melhores momentos da produção: um flashback dos eventos acontecidos após o fim do HALLOWEEN original de 1978, com excelente direção de arte e uma fotografia mais granulada, que – por si só – já seria um belo tributo ao filme de Carpenter. Meyers, obviamente, também escapa da armadilha preparada por Laurie Strode (Jamie Lee Curtis) em sua casa, graças aos bombeiros que atenderam a um chamado de incêndio. Não vai sobrar um só sequer.

Muito ferida, Laurie é internada no hospital de Haddonfield, acompanhada por sua filha Karen (Judy Greer) e Allyson (Andi Matichak). Novos personagens serão apresentados, com algum destaque a mais para três atores que reprisam seus papéis de sobreviventes do longa original: Kyle Richards como Lindsey Wallace, a menina que teve sua babá assassinada e foi salva por Laurie Strode; Nancy Stephens como a enfermeira Marion e Charles Cyphers – velho conhecido de vários filmes do Carpenter – como o policial Lee Brackett. Anthony Michael Hall (sim, o então jovem ator de “Clube dos Cinco” e “Gatinhas e Gatões”) surge em cena como um adulto Tommy Doyle que lidera o grupo de amigos sobreviventes, completado por Lonnie Elam (Robert Longstreet), personagem visto no flashback e que também está no filme de 78.

Brutal e intenso na maior parte de sua duração, HALLOWEEN KILLS faz jus ao título. Michael Myers talvez seja um matador ainda mais impiedoso do que em todas as demais continuações, protagonizando um massacre de fazer o espectador às vezes perder a contagem dos cadáveres. A crueldade deste nosso psicopata favorito com suas vítimas é tamanha que o diretor Gordon Green parece ter feito uma maratona de filmes do Lucio Fulci antes de começar os trabalhos no set.

Nem tudo são flores, é claro. Falta um pouco mais de foco e ‘sustança’ na narrativa deste filme de quase 2h, que lida com um número maior que o necessário de subtramas apenas para exterminar a maioria dos personagens. Entende-se a intenção do roteiro de expandir o escopo desta nova trilogia, mostrando que o trauma dos assassinatos de
Michael Myers em ‘78 também se estendeu aos demais moradores de Haddonfield por 40 anos.

Isso também faz com que, por exemplo, a presença de Laurie Strode seja bem decorativa na maior parte do filme. Quem acaba se tornando o mais próximo de um protagonista aqui é um vingativo Tommy Doyle, que toma a iniciativa de reunir um grupo de cidadãos ávidos por fazer justiça com as próprias mãos, procurando pelos rastros de Michael Myers durante a noite.

Mesmo com alguns problemas, HALLOWEEN KILLS – O TERROR CONTINUA fica acima da média. O filme pode crescer em uma revisão e, justamente, por vestir mais a camisa do cinema slasher que ele se revela superior ao primeiro desta trilogia e uma ótima diversão para os fãs. Vale o ingresso.

Que venha HALLOWEEN ENDS!

Escala de tocância de terror:

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RESENHA: À Sombra do Medo (2016)

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Under the shadow

Por Geraldo de Fraga

Babak Anvari foi mais um diretor que estreou em 2016 com o pé direito. Em todos os festivais por onde passou, seja de gênero ou não, Under the Shadow (2016), seu primeiro longa metragem, saiu contabilizando várias e várias críticas positivas, além de alguns prêmios aqui e ali. Tudo isso com atores desconhecidos, num filme falado em persa e com um tipo de assombração que foge do padrão convencional. (mais…)

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