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RESENHA: House on Sorority Row (1983)

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Sorority Row

[Por Felipe Macêdo]

Os ‘slasher movies‘ tiveram seu ápice no inicio dos anos 80, devido ao sucesso de filmes como Haloween (1978) e Sexta-Feira 13 (1980). Foi quando surgiram vários clones desses exemplos e todos queriam tirar uma fatia desse sucesso. Em 1983, Mark Rosman, um jovem diretor veio com um ótimo exemplar chamado House on Sorority Row e fez do feijão com arroz algo bastante saboroso e divertido.

A trama já era batida mesmo na época e envolve um grupo de belas garotas residentes de uma fraternidade comandada por uma megera. O momento é de festa, pois as belas estão se formando e deixando para trás a vida juvenil. Uma festança é prometida, mas por falta de verba elas acabam tendo a infeliz ideia de realizar o evento na própria casa de fraternidade. Isso as coloca em confronto direto com a dona da casa e o que se segue é uma terrível fatalidade. Desesperadas, elas tentam encobrir os fatos, mas alguém viu o que aconteceu e essa pessoa está determinada em se vingar e levar todas para o túmulo.

Como já disse, o feijão com arroz é o que dita as regras. E quem já viu um slasher já sabe como a trama vai se desenrolar. Temos a mocinha ética, a bitch, a engraçadinha, um vilão misterioso cuja identidade só será revelada no fim (na verdade nem tanto… quem prestar um pouco de atenção descobre isso bem antes) e por aí vai.

O diferencial é que tudo é acima da média e deixa até filmes mais conhecidos do subgênero no chinelo. A tensão é bem trabalhada e as mortes são bem violentas com um sabor nostálgico, já que pela época tudo era feito de forma prática. Para quem curte os anos 80 e principalmente slashers vai se divertir um bocado.

Título original: House on Sorority Row
Ano: 1983
Direção e roteiro: Mark Rosman
Elenco: Kate Mcneil, Eileen Davidson, Janis Ward, entre outros
País de origem: EUA

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RESENHA: Maria e João – O Conto das Bruxas (2020)

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Maria e João

MARIA E JOÃO – O CONTO DAS BRUXAS é inspirado num dos contos mais conhecidos dos irmãos Grimm que já foi adaptado várias vezes pras telas. Até uma versão estilizada estrelando o Gavião Arqueiro dos Vingadores já teve! Agora é a vez de Osgood “Oz” Perkins dar sua visão à história optando pelo horror de fato nos oferecendo uma fábula cruel e cabulosa típica dos contos originais. (mais…)

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RESENHA: Quando as Luzes se Apagam (2016)

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Quando as Luzes se Apagam

[Por Jarmeson de Lima]

Em sua essência, “Quando as Luzes se Apagam” é mais um drama familiar sobrenatural. Temos aqui uma mãe traumatizada, uma criança assustada, um pai desaparecido e uma filha rebelde compondo o núcleo principal desta produção que nos envolve em uma trama alegórica sobre o medo do escuro.
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RESENHA: O Poço (2020)

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O Poço

Com uma produção modesta com apoio do governo espanhol e distribuição da Netflix, “O Poço” (El Hoyo) mescla mistério, drama e ficção científica numa trama que é fácil de resumir, mas difícil de explicar. Assim como obras como “Cubo” e “Demônio“, a ação deste filme se concentra em alguns poucos cenários, restando aos atores imprimir um trabalho que chama a atenção do público.

O estreante em direção de longas, Galder Gaztelu-Urrutia, apresenta aqui uma história que se passa em uma espécie de prisão vertical, em que cada andar abriga dois presos. A plataforma não possui grades ou janelas… apenas as paredes, camas e um buraco no chão e no teto que é por onde uma vez por dia desce uma grande mesa de comida.

E é através do comportamento dos presos frente às refeições que são destrinchadas analogias sociais de opressão, solidariedade e das relações de poder que vão de cima para baixo literalmente. Quem tem sorte de ficar nos níveis superiores tem a chance de comer as refeições com os pratos ainda intactos e limpinhos. Já quem está mais abaixo vai tendo que se contentar com o que vai sobrando sem que nehum dos confinados tenha a preocupação de deixar algo para quem vai se alimentar depois. 

Nesta situação de isolamento dividida em um lugar onde você não queria estar e com quem você não queria conviver, o lado obscuro de cada um se revela e podemos esperar o pior na medida em que vemos o que acontece nos níveis inferiores do Poço. Podia ser só um filme tipo crítica social ao sistema carcerário, mas ele abrange uma metáfora maior sobre nossa presença no mundo e nossa responsabilidade diante da escassez e desperdício de alimentos.

Apesar de ter um ritmo mais reflexivo, “O Poço” sempre guarda cenas impactantes (e com boa dose de gore) no desdobramento de sua história garantindo uma certa fluidez pra quem assiste. Obras assim que oferecem algo a mais do que aparentam estão em falta no cardápio da Netflix, mas são sempre bem vindas.

Escala de tocância de terror:

Título original: El Hoyo
Diretor: Galder Gaztelu-Urrutia
Roteirista: David Desola
Elenco: Ivan Massagué, Zorion Eguileor, Antonia San Juan
País de origem: Espanha

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