conecte-se conosco

Dicas

DICA DA SEMANA: Hanyo, a Empregada (1960)

O cinema sul-coreano de horror é um dos melhores do mundo. E não é de hoje…

Publicados

em

Hanyo

Após a grande vitória de Parasita no Oscar 2020, os olhos do público admirador da sétima arte se voltaram para a Coreia do Sul. E aproveitando esse barco, minha dica de semana é um filme de 1960 chamado “Hanyo, a Empregada“, considerado o “Cidadão Kane” coreano pelo diretor Bong Joon-ho.

Esse horror psicológico com toques hitchcockianos narra a história da família de um professor de piano que é desestabilizada pela chegada de uma empregada à casa.

A Senhora Kim, esposa do professor, grávida e cansada de trabalhar por horas e horas numa máquina de costura que ainda tem de cuidar de duas crianças – a pequena Ae-Soon, que tem problemas de locomoção e um pestinha chamado Chang-soon. É com essa estafante vida caseira que ela pede que o marido consiga uma empregada para ajudá-la nos afazeres da nova casa que estão montando.

Hanyo, a Empregada

O problema é que Myung-sook, a nova empregada, se comporta de maneira estranha. Entre espionar o compositor enquanto ele dá suas aulas, e o passatempo de ficar pegando ratos com as mãos (?!??), ela fica insistentemente tentando seduzí-lo. Certo dia, ela consegue o que deseja: eles têm uma relação extraconjugal e ela engravida. A partir daí começa um jogo de chantagens, tentativas de assassinatos, suicídios e paranoia num tipo de “Atração Fatal” coreano.

Hanyo, a Empregada

Ah! Antes que eu esqueça… vale salientar que “Hanyo” teve uma refilmagem dirigida pelo diretor Sang-soo Im, em 2010, que chegou a concorrer à Palma de Ouro em Cannes naquele ano.

Hanyo, a Empregada

Graças a Martin Scorsese e a The Film Foundation, que deram um jeitinho de salvar essa obra que estava esquecida e em processo de degradação física, podemos assistir a essa cópia restaurada (e com legendas) assistindo no YouTube.

P.S.: Vários outros filmes clássicos coreanos estão reunidos em um canal oficial no YouTube disponibilizados pelo Korean Film Archive.

Simpático de corpo™Vimeo: https://vimeo.com/jotabosco/Youtube: https://www.youtube.com/user/sonicbosco/videos

Continue lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Dicas

DICA DA SEMANA: O Exército do Extermínio (1973)

Publicados

em

Exército do Extermínio

Quando se fala que George A. Romero não fez só ‘filmes de zumbi’, as primeiras produções que vêm à mente são os famosinhos Martin, Instinto Fatal e A Metade Negra, além da clássica antologia Creepshow: Arrepio do Medo. Mas lá em 1973, somente cinco anos após A Noite dos Mortos-Vivos, Romerão lançava outra obra totalmente politizada. (mais…)

Continue lendo

Dicas

DICA DA SEMANA: A Noiva Possuída (2013)

Publicados

em

Noiva Possuída

[Por Jarmeson de Lima]

Já cansamos um pouco de ver filmes relacionados a exorcismo e possessão no cinema de horror ocidental com suas fórmulas batidas e finais previsíveis. Sendo assim, fiquei surpreso em ver no catálogo da Netflix Brasil um filme turco chamado “A Noiva Possuída” (Dabbe 4 – Cin Çarpmasi), que apresenta um caso misterioso que supostamente ocorreu há alguns anos em uma pequena aldeia chamada Kıbledere. (mais…)

Continue lendo

Dicas

DICA DA SEMANA: The Dead Next Door (1989)

Publicados

em

Dead Next Door

[Por Júlio Carvalho]

Estava eu zanzando pela internet procurando algo pra indicar nesse fim de semana até que lá no YouTube acabei encontrando, na íntegra, esta belezura chamada THE DEAD NEXT DOOR, clássico do Home Video do fim dos anos 80, que marcou bastante a época de ouro das vídeo locadoras. (mais…)

Continue lendo

Trending